Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO PORTFÓLIO.


Um portfólio é muito mais que um arquivo cheio de coisas. É uma coleção sistemática e organizada de evidências usadas pelos docentes e alunos para acompanhar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno numa área específica.
É, caracteristicamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência em determinado curso, juntamente com ensaios auto-reflexivos escritos especialmente para o portfólio. Os trabalhos são usados para demonstrar habilidades específicas, competências e valores que sejam consistentes com as metas e objetivos a serem alcançados. Um portfólio deve conter Alguns elementos como: capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão.


Capa: deve conter informações como instituição, nome completo do autor, local (cidade) e ano;
Folha de rosto: apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter o nome do autor (em caixa alta), nome do professor (em caixa alta), finalidade do portfólio, local (cidade), data (mês e ano);
Sumário: é a enumeração das divisões e capítulos, na ordem que se encontra no trabalho e com indicação da página inicial correspondente;
Introdução: é uma justificativa, onde você vai explicar o que é o trabalho, a importância dele;
Desenvolvimento: deverá conter as atividades de todo o ano                           letivo que foram aplicadas com os alunos; a análise do professor sobre as atividades aplicadas e parecer crítico sobre as UNIDADES estudadas.
Conclusão: é a parte onde se devem fazer as considerações finais com relação ao portfólio e expor o que deste acrescentou e a importância da elaboração do trabalho.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO

1. Apresenta um conjunto organizado dos trabalhos.
2. Revela criatividade.
3. A justificativa evidencia um texto pessoal, coerente, revelando a real intenção do trabalho.
4. Apresenta todas as atividades solicitadas pelo professor.
5. Apresenta análise crítica e reflexiva sobre as atividades aplicadas.
6. O trabalho apresentado revela boa utilização das atividades e estratégias apresentadas pelo programa.
7. Revela atitude interacionista, com mediações constantes, durante as atividades descritas.
8. Descreve as etapas do projeto elaborado para o Programa.
9. Comprova as etapas do projeto ou das outras atividades realizadas com fotos e atividades anexas.
10. Atendeu ao cumprimento dos prazos (pontualidade).
11. Apresenta conclusão e avaliação do seu crescimento durante o processo.
12. Apresenta conclusão e avaliação do crescimento do aluno durante o processo.
Organizar um Portfólio
 Ao longo de um ano lectivo, realizas diversas actividades escolares, quer nas aulas, quer fora delas, individualmente ou em grupo. Propomos-te a organização de um dossier que inclua os principais trabalhos escolares realizados - um Portfolio.
 Princípios:
-    abranger as áreas escolares mais relevantes;
-    mostrar os processos e os produtos das actividades;
-    ilustrar diferentes modos de trabalho (na aula, fora da aula, individual, em grupo, ...);
-    incluir referências a experiências de aprendizagem diversificadas (investigações, projectos, utilização de materiais, de tecnologias, ...);
-    utilizar comunicação diversa (escrita, visual, ...);
-    revelar o teu envolvimento na revisão, na reflexão e na selecção dos trabalhos.
Conteúdos:
-     composições;
-     relatórios;
-     investigações;
-     projectos;
-     testes;
-     trabalhos de casa;
-     sínteses;
-     esquemas;
-     visitas de estudo;
-     comentários;
-     reflexões;

O Portfolio vai sendo construído regularmente com a orientação dos teus professores, e deve incluir comentários sobre os trabalhos nele incluído. Pode finalizar com uma auto-avaliação global.

Bom trabalho!

2 comentários:

  1. parabéns pelo trabalho feito!
    O blog estar otimo, e bem completo.
    Obrigado pelas informações! bj!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, vou usá-lo como modelo.
    Sandra.

    ResponderExcluir